terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Tribunal Regional Federal (TRF) suspende despejo de moradores da Aldeia Imbuhy.


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, entregou aos representantes da ASMAI(Associação dos Moradores da aldeia do Imbuhy) , ontem à tarde (26/01), na sede da entidade, a cópia da decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, que determina a suspensão da sentença de despejo das 32 famílias que estão na área. Atualmente, cerca de 200 pessoas residem na Aldeia.

Advogado da aldeia e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Arão da Providência, A presidente da Comissão dos Direitos humanos Margarida Pressburger , O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Wadih Damous , O presidente da Associação de Moradores do Imbuhy, Ailton Navega e Cléber Carvalho membro da ASMAI e Moradores participaram da entrega da decisão do TRF.

O presidente da Associação de Moradores do Imbuhy, Ailton Navega, que foi recebido por Jobim, em Brasília, na s emana passada, contou que o apoio do ministro devolveu a calma aos moradores, já que a ameaça de despejo era uma constante e a ação deveria acontecer até dia 2 de fevereiro, se não fosse a intervenção da OAB.

"Garantimos o direito de moradia dessas pessoas e agora vamos continuar acompanhando o processo para que eles tenham o título definitivo de posse de suas casas", disse Wadih Damous.


A presidente da Comissão Margarida Pressburger, explicou que mesmo com a decisão, ainda cabe recurso ao Exército, mas que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, mostrou-se bastante sensível à causa dos moradores.A presidente da comissão também informou que dentro de 48 horas enviará ofício ao comando do Forte solicitando que essas ações sejam revistas. "Caso não haja uma nova análise, vamos recorrer ao Comando Militar do Leste", afirmou Margarida.


Fonte: Luciana Jacques. O Fluminense
Fotos: S.O.S Imbuhy.

3 comentários:

  1. Fiquei impressionado e emocionado com os fatos relacionados ao embate judicial entre o Exército e o Forte do Imbuhy. Sou parente de Flora Simas de Carvalho, que vinha a ser prima de meu trisavô Fernando Simas (natural de Paranaguá-PR, republicano, Constituinte Federal de 1891). Tinha um primo de nome Alberto Ney Simas que chegou a atuar no caso também, em defesa dos moradores.
    GOSTARIA DE SABER EM QUE data saiu a matéria no O GLOBO (pois tenho interesse em conseguir este exemplar)!
    Grato por resposta
    Fabio F. Pereira
    e-mail: acervofabiopereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. venho acompanhado essa luta dos moradores da aldeia forte do Imbuhy, e fico feliz com a decisão do nosso ministro,alguém olhou com olhos humanos para essa aldeia.

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe onde consigo uma foto da FLORA SIMAS DE CARVALHO?

    Por favor, é para minha monografia sobre "O PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS SÍMBOLOS NACIONAIS".

    Resposta para

    tupanb@hotmail.com

    ResponderExcluir