domingo, 25 de janeiro de 2009

Jobim fica ao lado da Aldeia Imbuhy


Tudo indica que a guerra entre as famílias de pescadores da Aldeia Imbuhy e o Exército chegou ao fim. Após uma batalha que dura mais de dez anos contra a expulsão da comunidade, instalada há mais de cem anos e que reúne cerca de 200 pessoas, os moradores conseguiram a garantia do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de que permanecerão na praia, da União, hoje ocupada pelos militares. Na quarta-feira, o presidente da Associação de Moradores da Aldeia Imbuhy, Ailton Navega, e o deputado federal Chico D´Angelo (PT) se reuniram com Jobim em seu gabinete, em Brasília.

— Mesmo que haja uma decisão judicial que autorize o Exército a fazer o despejo, o ministro disse que isso não vai acontecer. Ele já está fazendo esse encaminhamento nas esferas jurídica e administrativa — informou D’Angelo.


Após negociarem a suspensão da execução de despejo autorizada pelo Tribunal Regional Federal (TRF), os habitantes da aldeia terão ainda que chegar a um acordo com o ministério sobre o modo como continuarão ocupando a área do Forte do Imbuhy. De acordo com a Defesa, a proposta é permitir que os atuais moradores continuem na praia desde que a aldeia não receba novos habitantes.


O Atual advogado da aldeia e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ,Arão da Providência quer uma reunião com o desembargador que analisa o pedido de suspensão da execução de despejo.Ele tentará convencer o tribunal a mudar o julgamento com base na posição do ministro.


Fonte:Ludmilla de Lima.O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário